domingo, 23 de dezembro de 2012

COMO VOCÊ REAGE AO NATAL?

TEXTO: Mt. 2: 1-12
As pessoas reagiram ao nascimento de Cristo de diferentes maneiras. Podemos escolher nas escrituras três reações em meios as tantas expressões reveladas na Bíblia.

Primeiro: Apresentamos a experiência de Herodes , que se afligiu com a perspectiva de um rival em potencial que incomodaria seu trono, era um homem cruel e odiado pelo povo, usou de artifícios pouco ortodoxo para conseguir o trono  e teve medo do Príncipe anunciado nas profecias de abalar as suas conquistas. Ficou tão desesperado que mandou matar meninos de 02 anos para baixo.
Muitas pessoas hoje também ficam perturbadas com o Natal, com o nascimento do Salvador. Isto acontece quando vêem a Cristo como um rival em potencial para o trono de suas vidas; Elas também se perturbam quando entendem o que significa realmente o senhorio de Cristo, finalmente se perturbam quando ouvem o desafio para suportarem a cruz e serem Seus discípulos.

Segundo:A reação dos líderes religiosos judeus foi de indiferença (vs. 4-6). Herodes perguntou-lhes "onde havia de nascer o Cristo". Os líderes religiosos deram-lhe a resposta correta, citaram a profecia, apontaram Belém como sendo o local do glorioso nascimento,porém, recusaram-se a buscar "o Cristo" por si mesmos. O orgulho e a inveja fecharam seus corações para "a luz verdadeira, que alumia a todo homem" (Jo.1:9). Eles consideraram as novas trazidas pelos magos como fanatismo e portanto indignas de atenção. Seu orgulho e obstinação cresceram até culminarem em decidido ódio contra o Salvador.
Muitas pessoas ainda hoje reagem com indiferença à mensagem do Natal, muitos ainda celebram o Natal sem Cristo, não procuram ao Salvador. Natal hoje, com muita freqüência, é símbolo de Papai-Noel, compras, presentes, festas e tudo o mais.

Terceiro: A reação dos "magos" foi de adoração (v.11). Belchior, Baltazar, Gaspar, Sozinhos partiram de Jerusalém. Não sabiam, como os pastores que foram informados pelo anjo (Luc. 2:8-12), que a Criança era humilde. Chegando a Belém não encontraram nenhuma guarda real protegendo o recém-nascido Rei.  Nenhuma grande autoridade terrena estava presente, Jesus estava deitado numa manjedoura. O Rei dos reis fora colocado num cocho para animais mas, apesar de tudo isso quando viram o Menino "prostrando-se, O adoraram" Mat. 2:11. Através da humilde aparência exterior de Jesus, reconheceram a presença da Divindade.
Deram-lhe o coração como a Seu Salvador, apresentando então suas dádivas.
Ouro, Símbolo da "fé que opera por amor", Incenso, Símbolo da "fé sincera e incontaminada" e Mirra que representa a preciosidade da fé que se apóia em Cristo "como o Messias prometido". Os cristãos verdadeiros sempre responderão ao Natal com louvor e ação de graça.
Eles cantarão um cântico cheio de significado. Ler Sal. 40:1-3 Quando o Espírito de Deus controla a mente e o coração, a alma convertida entoa um novo cântico. Canta um novo cântico porque reconhece que a promessa de Deus se tem cumprido em sua experiência. Reconhece que sua transgressão foi perdoada e seu pecado coberto . Eles orarão com o coração cheio de agradecimento, eles oferecerão seus talentos e dons generosamente, eles oferecerão um culto "vivo, santo e agradável a Deus". Rom. 12:1.

Herodes reagiu ao nascimento de Cristo com ira. Os líderes religiosos consideraram "as novas de grande alegria", mera superstição. Apenas os magos, aqueles que eram considerados pagãos, receberam o Rei Menino de coração. Como você reage nesta ocasião? Deixará que Cristo renasça em seu coração?
Deixe renascer em você, prepare um lugar para Ele, veja que você é instrumento de Deus para mudar o destino do mundo, da sua comunidade, seu lar , sua igreja etc. Você é agente transformador de Deus, deixe Cristo lhe usar, comemore o nascimento de Cristo convidando o aniversariante  para a festa. Amem!
Feliz Natal!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Paróquia Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com