domingo, 8 de abril de 2012

PÁSCOA É MORTE E RESSURREIÇÃO

Hoje é Domingo de Páscoa. E Páscoa para o cristão, também, significa liberdade. Agora estamos livres do domínio do pecado porque Cristo venceu a morte. Páscoa é a passagem da morte para a vida. Porque Cristo morreu e ressuscitou Ele fará ressuscitar todos aqueles que nele dormem.

Cristo não está mais na cruz onde foi pregado. Não está no túmulo onde foi sepultado. Ele não desapareceu sem deixar indícios. Ele está vivo e tem endereço certo. Depois de sua morte Ele se apresentou aos apóstolos e discípulos e deu-lhes provas indiscutíveis de que estava vivo.

Conta-se  que um romano que viveu  nos primeiros séculos do cristianismo fez o seguinte comentário: "um sistema como esse que se inspira na morte do seu líder jamais poderá vingar". Esse cidadão viu apenas a cruz, não viu a coroa. E cristianismo é uma coisa e outra. É sofrimento e glória. É tribulação, mas, também, é vitória. É estar, as vezes, abatido, mas não derrotado.

A experiência do cristão é que a cruz precede a coroa. A cruz é transitória, a coroa, definitiva. No céu não haverá cruz, só coroa, como registra o livro de Apocalipse: "Sê fiel até a morte e eu te darei a coroa da vida". E o apóstolo Pedro ratifica: "quando aparecer o Sumo Pastor alcançareis a incorruptível coroa da glória" (1 Pe 5:4).

Precisamos aproveitar esta celebração para pensarmos em nós mesmos. Para que possamos um dia, após a nossa morte, ressuscitar com Cristo temos que ser, também, sacrificados. Precisamos fazer morrer em nós o egoísmo, o orgulho, a indiferença frente aos sofrimentos alheios, o nosso amor próprio sempre ferido, o desejo de fazer prevalecer a nossa vontade, o julgamento apressado que fazemos das pessoas, a nossa infidelidade para com Deus.

Você está disposto a se oferecer em sacrifício? Então, Feliz Páscoa!



Dom Paulo Garcia

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Paróquia Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com