domingo, 15 de abril de 2012

O APELO PARA A EXCELENCIA


São raras as pessoas que dão de si mesmas sem se importar com reconhecimento, benefício pessoal ou retorno financeiro.

Por alguma razão vamos sofrendo vagarosamente um processo lento de erosão, tornando-nos um povo que avalia cada pedido de cooperação como uma possibilidade de, no futuro, tirar algum proveito dele. Tal filosofia está contaminada por uma tremenda perda. Falta aquilo que chamamos de “dedicação”. Muitos não se sentem mal ao dedicar ao trabalho o mínimo esforço possível. Hoje sacrificamos tudo isso no altar da racionalização argumentando:

- “Bem, ninguém é perfeito.”

- “Chega, já está bastante bom.”

- Não se preocupe, ninguém vai perceber.”

- “Todo mundo faz assim.”

Como resultado disso, nossos padrões são agora a mediocridade e nossos objetivos, manter a média. O trabalhador dedicado, o realizador extraordinário, o empregado leal e trabalhador, ou o estudante que se esforça para obter a excelência, com freqüência são rotulados de neuróticos ou evitados pelos colegas como fanáticos.

Mas o cristão deve buscar a excelência. A Palavra de Deus nos assegura que nosso objetivo deve ser a glória de Deus (1 Co 10:31) e não a aprovação do homem. Quando o Senhor ordena que ame, ordena-me que ame intensamente (1 Pe 4:8). Ao nutrir uma amizade, devo fazê-lo com amor fraternal (Ro 12:10). Ao fugir do mal, a instrução que recebo é para fugir até da aparência do mal (1 Tes  5:22). Quando eu vir um irmão ou irmã em necessidade, preciso arcar com o fardo sacrificialmente (Gal 6-1-2). No que se refere ao trabalho, haveremos de ser disciplinados (2 Tes 3:7-8) e diligentes (1 Tes 2:9).

As Escrituras estão cheias de exortações para que façamos mais e melhor do que o simples cumprimento do dever. Uma dedicação assim, devotada a excelência na obra de Deus não deve ser rara, uma vez que é contagiante.

Seja você alguém que dedica o seu melhor para servir a Deus, pois Ele deu o melhor de si, o seu próprio Filho, para servir a humanidade.

Adaptado de Charles Swindoll

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Paróquia Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com