domingo, 18 de março de 2012

UM OLHAR SOBRE A QUARESMA!


Meus queridos, estamos a apenas duas semanas da Semana Santa, que iniciará com o Domingo de Ramos. Se no Natal nós vivemos a expectativa do nascimento do menino Deus, na Páscoa, nós vivemos a expectativa do sofrimento do Filho de Deus - e Ele sofreu em meu, em seu, em nosso lugar. Os 40 dias que antecedem a Páscoa, no calendário litúrgico cristão, se constituem num verdadeiro chamado à reflexão, mas também ao aprofundamento da nossa espiritualidade e compromisso com o Cristo que sofreu em nosso lugar. Eis, então, o verdadeiro sentido e propósito do tempo da Quaresma: conduzir-nos a uma reflexão sobre o conteúdo e profundidade da nossa fé e da nossa experiência com Cristo!

Neste contexto, nós devemos usar esses dias para oração, meditação e leitura da Palavra de Deus. Pela leitura, por exemplo, nós temos a oportunidade de resgatar, de trazer ao nosso presente, a história passada dos tempos bíblicos. Mas ler apenas não será suficiente. Nós precisamos recuperar essa história numa perspectiva de atualiza-la em nossas vidas. Este, sim, é o grande desafio e o verdadeiro sentido do tempo da Quaresma! Deixe-me dar um exemplo do que quero dizer: Façamos uma reflexão sobre o julgamento de Jesus. Quando Pilatos oferece ao povo a possibilidade de escolha entre o Cristo de Deus ou Barrabás, isto deve me tornar consciente de que um homem injusto e condenado à morte foi libertado, porque um justo foi condenado em seu lugar. Mas o ponto aqui, meus queridos, é que Barrabás, na verdade, representa toda a humanidade. Noutras palavras, aqui nós temos uma metáfora do que aconteceu de fato: o justo foi condenado no lugar dos injustos.

Ora, a consciência deste fato deve nos tornar pessoas mais conscientes do que aconteceu na Páscoa; deve nos tornar pessoas mais conscientes da nossa verdadeira condição; deve nos tornar pessoas mais sensíveis e agradecidas. Esse tipo de "exercício espiritual" - naquilo que quero chamar de "academia da alma" - nos coloca em sintonia com o verdadeiro sentido da Quaresma. Quando temos essa consciência, então, a Quaresma se torna uma grande oportunidade de crescimento espiritual! Que o bom Deus nos abençoe!

Rev. Roberto Schuler

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Paróquia Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com