segunda-feira, 1 de março de 2010

ENTREVISTA – Pr. Manoel Augusto, Paróqco da IECB A PARÓQUIA DA RECONCILIAÇÃO (Vitória da Conquista)

Blog do Wal Cordeiro. Leia abaixo a entrevista feita sobre o ministério do Pr. Manoel Augusto e a igreja Episcopal em Vitória da Conquista.
Há quanto tempo a Igreja Episcopal está em funcionamento na cidade?
PR. MANOEL AUGUSTO – A PARÓQUIA DA RECONCILIAÇÃO, DA IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA DO BRASIL, EM VITÓRIA DA CONQUISTA, FOI INSTITUIDA NO DIA 12 DE OUTUBRO DE 2008, COM A PRIMEIRA VISITA, A ESTA CIDADE, DO NOSSO ARCEBISPO PRIMAZ DO BRASIL, O HOMEM DE DEUS DOM PAULO RUIZ GARCIA. PORTANTO, ESTAMOS EM FUNCIONAMENTO NESTA CIDADE A EXATAMENTE UM ANO, QUATRO MESES E DIAS.
Qual é a ênfase da igreja?
PR. MANOEL AUGUSTO – A ÊNFASE DA IGREJA EPISCOPAL É A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS. ANUNCIAMOS O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO COMO ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO, SENDO O CENTRO DA MENSAGEM O SEU SACRIFÍCIO VICÁRIO NA CRUZ DO CALVÁRIO. ENFATIZAMOS A IMORTÂNCIA DA GRAÇA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM, E O FATO DE QUE ELE ESTÁ PRONTO PARA NOS DAR UMA NOVA CHANCE. CREMOS QUE O EVANGELHO NÃO CONHECE HIPÓTESE EM A QUAL SE ENCERRE A PORTA PARA O RECOMEÇO. O PERDÃO É O REMÉDIO QUE SARA A CULPA E DEUS NÃO QUER QUE OS SEUS FILHOS SE PERCAM. NEM SEQUER UM!
Quais são os projetos futuros da igreja?
PR. MANOEL AUGUSTO – ENTRE OS PROJETOS DA NOSSA IGREJA, DESTACAMOS A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO, O QUE INICIAREMOS JÁ NO PRÓXIMO MÊS, COM A GRAÇA DE DEUS E NÃO OBSTANTE SERMOS AINDA UM GRUPO PEQUENO, COM NÃO MAIS DE CINQUANTA CONGREGADOS.
QUEREMOS, TAMBÉM, OMBREAR COM AS DEMAIS AGÊNCIAS DO REINO DE DEUS NESTA CIDADE, PARA O GRANDE EMBATE DE GANHAR ALMAS PARA O SENHOR JESUS CRISTO.
JÁ ESTAMOS ULTIMANDO UM CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, ATRAVÉS DO QUAL PARTICIPAREMOS DE UM TRABALHO SÓCIO-EDUCACIONAL DESENVOLVIDO POR ESSA INSTITUIÇÃO NUM DOS BAIRROS PERIFÉRICOS DE NOSSA CIDADE. TEMOS COMPROMISSO SOCIAL. ACEITAMOS, SEM RESERVAS, A DOUTRINA DE TIAGO, A RESPEITO DAS OBRAS NA VIDA DO CRISTÃO. NÃO PARA A SALVAÇÃO, MAS COMO CONSEQUÊNCIA DA SALVAÇÃO QUE TRANSFORMOU AS NOSSAS VIDAS E NOS FEZ SENSÍVEIS E RESONSÁVEIS COM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES DO PRÓXIMO, PARA SOCORRÊ-LO. ESTAMOS ABSOLUTAMENTE CONVICTOS DE QUE NÃO ADIANTA FALAR DE AMOR, SE NÃO SE VIVE O AMOR, SE NÃO SE FACTUALIZA O DISCURSO.
Em dias de tanta violência em Conquista, qual a mensagem que o senhor dá para o povo conquistense?
A VIOLÊNCIA É A MANIFESTAÇÃO DA ABSOLUTA AUSÊNCIA DE DEUS NA VIDA DO HOMEM. É VERDADE QUE CIENTISTAS APONTAM COMO SUA CAUSA A DISCRIMINAÇÃO E POBREZA. CONTUDO SABE-SE DE PAISES DE PRIMEIRO MUNDO ONDE A VIOLÊNCIA TAMBÉM IMPERA. JÁ NA ÍNDIA, COM UMA POPULAÇÃO BILIONÁRIA E POBRE, É ONDE CONSTATAMOS UM DOS MAIS BAIXOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA. PORTANTO, ESSES FATORES ECONÔMICOS E CULTUAIS, EMBORA POSSAM CONTRIBUIR, NÃO SÃO A CAUSA DECISIVA DA VIOLÊNCIA. ESTA RESIDE NA FALTA DE DEUS NA VIDA E NO CORAÇÃO DAS PESSOAS. E DIANTE DESTA CONSTATAÇÃO, A MINHA MENSAGEM É UM APELO: UM APELO A QUE DEIXEMOS O SENHOR JESUS ASSUMIR O SENHORIO DAS NOSSAS VIDAS, TRANSFORMANDO-AS, E FAZENDO-NOS PESSOAS MAIS HUMANAS, MAIS SOLIDÁRIAS, CAPAZES DE PRATICAR O AMOR UNS PARA COM OS OUTROS, COMO NOS CONSCITA O MANDAMENTO: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”! TODAVIA, PARA DARMOS AMOR, É PRECISO TER AMOR. E PARA TER AMOR, É PRECISO TER ACESSO À FONTE: DEUS. “DEUS É AMOR”!
SOBRE O PR. MANOEL AUGUSTO SALES FIGUEIRA
Nasceu em Vitória da Conquista, no dia 30 de outubro de 1943. Filho de Macário Novaes Figueira (natural de Sto. Antonio de Jesus) e de D. Jaelita Sales Figueira (conquistense). Descendente dos pioneiros do evangelho em Vitória da Conquista. Cresceu na Primeira Igreja Batista, onde foi batizado, aos 11 anos, pelo Pastor José Rego do Nascimento. Foi regente do Coral dos Adolescentes e do Coral de Adultos da Primeira Igreja. Posteriormente, membro da Segunda Igreja, também exerceu a atividade de Regente do Coral de Adolescentes e do Coral de Adultos.
Em Salvador, foi membro da Igreja Batista Sião, ovelha do Pastor Valdívio de Oliveira Coelho. Em Brasília, foi membro da Igreja Batista Memorial e Regente do seu Coral.
Bacharelei-me em Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, havendo concluído o curso em 1968. Foi Pastor da Primeira Igreja Batista de Copacabana, no Rio de Janeiro, ordenando em março de 1968, antes mesmo de concluir o curso.
Nesse período foi Presidente da JUMOC – Junta da Mocidade da Convenção Batista Brasileira.
Deixou Copacabana, para ser Professor de Grego e Filosofia no Seminário Teológico Batista Equatorial, em Belém do Pará, onde também pastoreou a Igreja Batista do Marco.
Desligou-me da Igreja Batista e tornou-se membro da Igreja Episcopal em Belém do Pará, nos idos de 1972, onde permaneceu até a sua ida para o Estado de Goiás, e depois Brasília.
Quando retornou para Brasília, filiou-se à Igreja Metodista, porque a Igreja Episcopal só tinha culto em Inglês, e como brasileiro se sentiu mais confortável participando do culto em português. Na Igreja Metodista exerceu, por quatro anos, o Ministério da Música, e foi Regente do Coral da Igreja.
Voltando para Vitória da Conquista, nos idos de 1980, e porque aqui não havia Igreja Episcopal, filiou-se à Igreja Batista Peniel, onde exerceu o Ministério da Música e por dezoito anos foi Regente do Coral da Igreja. Exerceu, interinamente, o Pastorado da Igreja, por duas vezes, e foi, por quase todo esse tempo, o seu Vice-Moderador.
Congregou, posteriormente, à Igreja Batista Memorial do Centenário, onde permaneceu até a fundação da Paróquia da Reconciliação da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, para onde se transferiu, assumindo a Reitoria da mesma, em cuja atividade permanece, sob a orientação de Deus.
A IGREJA
A Paróquia da Reconciliação, da Igreja Episcopal Carismática, obediente à Diocese do Brasil, com sede na cidade de Recife – Pernambuco, se reúne para cultuar a Deus aos domingos, no horário das dez horas da manhã, no endereço provisório do Espaço Palazo, na Av. da Espanha, 540 – Candeias. Às quaras feiras, a reunião de estudo bíblico, louvor e adoração acontecem nas casas das famílias da Igreja, alternadamente. Não temos culto à noite, porque não dispomos do espaço naquele horário.
A Igreja Episcopal Carismática é uma Igreja Reformada histórica. É essencialmente evangélica. É denominada Episcopal porque o seu governo é exercido por bispos, de acordo com a nossa leitura a respeito dos ensinamentos neo-testamentários.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Igreja Episcopal Carismática do Brasil • Paróquia Betesda

Rua Catulo da Paixão Cearense, Nº 350, Jardim Atlântico, Olinda - PE
paroquiabetesda@gmail.com